domingo, 2 de dezembro de 2012

SE FAZ? CONTA? OU FAZ DE CONTA?



O ano acabando, e estive fazendo um balanço geral sobre os acontecimentos de 2012. Nessa ocasião, meu epílogo vai tecer alguns comentários acerca de tal “FAZ DE CONTA”, que me comprime o diafragma, e por vezes deixa-me sem palavras.

Segundo dia de dezembro, e 90% do meu círculo de convivência está contando os dias para o Natal: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO ESTOU.

Digo que perdôo, ofereço cafezinho, lembro-me dos bons momentos, digo que os ruins ficaram no passado, que já não lembro de nada, pessoas maduras sabem que toda mágoa é peso morto: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO SOFRO.

Cito Benjamin Franklin, aplaudo a invenção da eletricidade, leio poesia, compro quadros abstratos, fico fascinada com um arranjo techno para uma música clássica e assisto sem legenda o mais recente filme de ação: FAZ DE CONTA QUE EU ENTENDO.

Tenho todos os ingredientes para um sanduíche saudável, tenho peixes no freezer para momentos descontraídos, também tenho imãs na geladeira de tele-entrega, mantenho um bar razoavelmente abastecido, um pouco de sal, farinha e orégano na despensa e o fogão tem oito anos, mas parece zerinho: FAZ DE CONTA QUE EU COZINHO.

Choro ao assistir um filme romântico, lamento a dor dos outros e passo noites em claro tentando entender corrupções, descasos, tudo o que demonstra o quanto foi desperdiçado meu voto: FAZ DE CONTA QUE EU ME IMPORTO.

Esse FAZ DE CONTA, por muitas vezes eu FAÇO DE CONTA, mas eu nunca ESTOU, eu SOU eu mesma SEMPRE! 

Mas muitas pessoas FAZEM DE CONTA e são assim mesmo! Censurável, pois, em nossa vida sempre nos deparamos com um “FAZ DE CONTA” escondidinho, ou até mesmo escrachado... Mas não usemos o FAZ DE CONTA como desculpas por favor!!

Bem-vindo ao mundo!! Ou a um Parque de Diversões??? O mundo da fantasia, qual é o seu papel??  Você pode ser um fantasma que atravessa paredes, ser anão ou ser gigante, um menino prodígio que decorou bem o texto, a criança ingênua que confiou na bruxa, uma mulher a espera do seu príncipe: ou, um FAZ DE CONTA QUE NÃO EXISTE.

Um comentário: